segunda-feira, 18 de julho de 2016

Nota #5 - Prezzi

Trabalhar na área da educação exige, como em tantas outras, a capacidade de comunicar em vários ambientes.
A utilização do Powerpoint é uma das formas mais comuns de comunicar no âmbito profissional sendo esta ferramenta parte integrante do suporte visual nas aulas de muitos professores.
Quantos powerpoints não teremos feito ou apenas assistido só neste ano?
Porém, todos nós já vimos, seguramente, péssimas apresentações de powerpoint, com texto a mais, imagens a menos e contendo uma quantidade exacerbada de diapositivos.
Várias vezes, sente-se aquilo a que se chama “sono induzido por powerpoint”, em que a sua má execução desvaloriza a apresentação, criando o efeito inverso ao esperado. desconeta o orador da sua plateia e, acima de tudo, “adormece-a” em relação à comunicação que se pretende transmitir. apesar da sua utilidade e validade, principalmente quando é utilizado com proeficiência, o powerpoint apresenta um conjunto de limitações relacionadas com as transições rudimentares entre diapositivos, a falta de opções a nível gráfico, a pouca fluidez e as restrições de espaço, entre outros aspetos, que não permitem à maioria das apresentações atingir um patamar de qualidade mais elevado. Para quem tem constante necessidade de fazer mais e melhor, querendo tornar as apresentações das suas aulas mais interativas e menos convencionais, aconselha-se a experimentação do programa Prezi, uma aplicação baseada em browser/flash.

Explorando o Prezi deparei-me com algumas funções umas mais simples que outras.
É uma plataforma dinâmica e apelativa graficamente.

Embora, pareça uma plataforma complexa de início, com alguma dedicação e tempo conseguimos ver as potencialidades da plataforma.

De referir, que nas várias tentativas que fiz de trabalho, deparei-me com a necessidade desta plataforma necessitar de imagens de alta definição para que as imagens não fiquem com demasiados pixeis.

 
 Segue o seguinte link com o trabalho realizado



Estamos juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário